quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

NA BALADA, QUEM IRÁ PERGUNTAR PELA RAZÃO DA ESPERANÇA QUE HÁ EM NÓS? Antipas Contra Tudo 05




Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração,
 estando sempre preparado para responder a todo aquele que vos
 pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão
 e temor, com boa consciência, de modo que,
 naquilo que falam contra vós, fiquem envergonhados
 os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo... (I Pedro 3:15 – RA)

Naturalmente seus velhos amigos ficarão muito admirados
 quando vocês não tiverem mais ansiedade de se juntarem a eles
 para as coisas pecaminosas que eles fazem, e se rirão de vocês
 com desdém e escárnio. Entretanto, lembrem-se de que eles terão
 de enfrentar o Juiz de todos, dos vivos e dos mortos;
e eles serão castigados pela maneira que têm vivido. (I Pedro 4:4-5 -  BV)


1/ O principal tablóide da minha cidade, em nota intitulada COMO É QUE É?, repercutiu, sábado último, informação dada por um jornalista do Rio de Janeiro. Segundo a informação, certo rapaz, que se declara evangélico e ganhou repentina fama nacional, teria sido flagrado, quando “curtia uma noitada em uma balada carioca”.
O rapaz foi o vencedor de um programa-competição musical da mais importante rede televisiva do país. E a razão do espanto que, emblematicamente, dá título à nota, reside no seguinte: ele teria se recusado a tirar retrato com uma fã. Alegando que “por causa da religião, não podia ser fotografado ali”.

2/ COMO É QUE É? Será que o cristão... (Evangélico, não; que o único adjetivo aceitável para o cristão substantivo é apostólico, mas, apenas na acepção do Novo Testamento.) Será que o cristão pode mesmo fazer de tudo e estar em todas, desde que NÃO seja flagrado???
Infelizmente, esse desvio de conduta é fruto de um erro doutrinário que parece ganhar muito terreno na cristandade pós-moderna. Algo típico daquelas “coisas profundas de Satanás” (Apocalipse 2:24), a que faz referência o Senhor, tratando sobre o comportamento alguns crentes da igreja de Tiatira e no que estavam metidos. Como diria Judas (3-4), o irmão do Senhor, “transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único e Soberano Senhor, Jesus Cristo”. Naturalmente que, nessa pré-apocalíptica pós-modernidade, em nome de um evasivo conceito de “liberdade cristã”.
E por falar em pós-modernidade, no artigo Cristandade Pós-Moderna Em Questão 01  ou  CRÔNICA (QUE SE PRETENDIA GOSPEL) DE UMA EMBLEMÁTICA MANHÃ DE DOMINGO, um dos primeiros publicados neste blog, eu já falava sobre o estranho costume de alguns dentre os nossos mancebos. Após os cultos, mormente os das sextas e dos sábados, se mandarem para Tessalônica: quer dizer, a balada. Na verdade, parcela da igreja brasileira anda tão à vontade com essa sociedade do consumo e cultura do espetáculo, que se torna difícil, para não dizer na prática impossível, assemelhar-lhe à igreja primitiva naquilo que deveria ser o ideal:

Mas, dos restantes (NÃO CRISTÃOS), ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração.  Atos 5: 13 -  RA

O cristão deve ir ao mundo e atrair os homens a Cristo. E não o mundo vir às comunidades cristãs, atraído pelo o que quer que seja (menos Jesus), e sentir-se nelas tão à vontade; permanecendo as pessoas do mesmo jeito que vieram. Há casos, somos obrigados a admitir,  em que se tornam até pior. Mas não é que está acontecendo com alguns, dada a ausência gritante da pregação do evangelho da cruz, e da condenação do pecado e do chamado ao arrependimento? E como é problemática a convivência com o crente apenas nominal... A despeito da religiosidade, continua andando “segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Efésios 2: 2). Ele tende a abandonar o ideal apostólico, para se contentar com sofismas e paradigmas duvidosos.

3/ Convivo e tenho facebookeanos amigos (e alguns irmãos) que não se envergonham de se identificar como escolhidos, mas com K de Kaiser ou de Skol. Fui até convidado (Creiam-me!) para a inauguração de um boteco. Naturalmente que declinei-me do convite. Ainda que reconheça o vinho (Com fermento ou sem fermento?) parte da culinária bíblica e hoje já se produza cerveja (Mas será mesmo?) sem álcool. A lei do amor (Romanos 14), porém, aquela que me diz que não devo servir de tropeço para ninguém, por certo que me inibiria no exercício de tal “liberdade” ou no querer passar-me por um “descolado”, ao tratar de um conceito tão delicado. Principalmente nesses últimos dias, em que está tudo muito Apocalipse 22:11.
Penso também em minha mãe... Após a terceira dose, transfigurava-se completamente no seu rosto e se transmudava numa “Maria tomba homem”. Tornava-se capaz de espancar até policial. Glória a Deus que Dona..., também conhecida por Vovó Memé, foi a primeira pessoa que conduzi a Jesus. Hoje ela se encontra na glória, onde me espera.
Voltando assunto em pauta, nessa coluna que não me agrada nem um pouco escrever. Não faz muito tempo, nessas mesmas redes sociais, expediu-se um alerta sobre determinado cantor gospel, encontrado bêbado num bar do Nordeste. Acredito que o cristão pode e deve ir a qualquer local e em qualquer hora, dependendo, porém, do que irá fazer. E, a não ser para evangelismo e batalha espiritual, em pouquíssimos lugares desse mundo tenebroso me sentiria à vontade. Isto é: no centro da vontade da vontade soberana de Deus.
Agora, NUMA BALADA (OU EM LUGARES AFINS), QUEM IRÁ NOS PERGUNTAR QUAL A RAZÃO DE NOSSA ESPERANÇA?  Se somos, vamos e fazemos exatamente o que as pessoas sem Cristo faz, a tendência é as mesmas nos tomar por seus iguais. E isso faz o sentido contrário do que preconiza os versículos que abriram este artigo. Parece ter acontecido com o nosso rapaz, agora menos suscetível de passar despercebido por causa da fama repentina, mas, por certo, desejada.  A admiração respeitosa de um “Qual a razão da esperança que há vós”, acabou se transformando num COMO É QUE É? E o espanto dos jornalistas é proporcional à legalidade dada. Demonstra bem a percepção do espantalho de Cristo Jesus  que podemos nos afigurar, quando não andamos em conformidade com as Escrituras (I João 3:1-3, Efésios 5: 3-21, etc. e etc.) É... Tá tudo muito Apocalipse 22:11. E aquele que pensa estar de pé, cuide-se que não caia. Nosso rapaz, assim como o cantor (Adequado termo.) gospel, a que fiz referência neste arrazoado, carecem de nossas intercessões. Como também de um conceito de liberdade cristã menos evasivo e esvaziado da Palavra viva. Que o Senhor Jesus nos guarde. Até porque Ele nos aguarda. E está às portas!

 .
                                          
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário