sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

SOBRE A GUARDA DO SÁBADO (& A Repercussão de Ideias Estapafúrdias Sobre O Tema).

LEIA TAMBÉM:



.
Atualização em 25 de Outubro de 2021:
Voltando hoje ao texto, verifiquei que o LINK da matéria na qual se deu o debate aqui referido já não abre mais. Ele foi transcrito no P. S.,quando da publicação deste artigo. Ao que tudo indica, o autor do post em questão o exclui. É esse um dos grandes problemas que lidamos com as publicações nas redes sociais. 

I  – ANTECEDENTES DE UM DEBATE:
No Facebook,   em 11 de Janeiro de 2018, no conceituado GRUPO DE ORAÇÃO RESTITUI, o qual reúne cerca de 270 mil membros,  determinado irmão (Identificado nesta matéria apenas por suas iniciais, para preserva-lhe a imagem, obviamente.) repercutiu: um vídeo e o texto de um tal R. M. (publicado 26 de Junho de 2017), intitulado “A LEI DE DEUS SÓ É COMPLETA COM O SÁBADO!”.
O que I.S. (O irmão multiplicador das matérias.), o pastor do vídeo e o tal  R.M. pensam sobre o tema e a pertinência da guarda do Sábado nesses nossos tempos da Graça realmente não interessa. Mas leva os crentes neófitos repercutirem suas ideias estapafúrdias sobre o tema e isso pode ser devastador para a vida espiritual de muitos.
Quem conhece o ADVENTISMO e ELLEN  G. WHITE com o mínimo de suficiência sabe: trata-se de uma seita, embora com vários cristãos verdadeiros na mesma (E não sei como!) inseridos e de uma falsa profetiza. E explico o porquê, independente da questão GUARDA DO SÁBADO, sobre a qual iremos tratar:
1 – A Igreja Adventista, certamente em função da sua influência e autointitulação,  ousou conferir aos escritos de Ellen G. White o mesmo valor espiritual e nível de inspiração divina dos profetas bíblicos.
Quer mais heresia???
2 – E Ellen, como profeta, somente para ficar num exemplo: tendo vivido, nos Anos 1800, profetizou que Jesus voltaria em poucos meses e que Jerusalém jamais seria reconstruída. Ao final desta matéria, reproduzirei, no Apêndice, um post de Julius Maximus Gladios, ótimo apologista contra as heresias daquela seita, tratando destas questões e apontando as fontes de informação.
De minha parte, vou inicialmente reproduzir na sua essência o pequeno DEBATE que travei com o irmão (Ou “irmão”?) I. S. Objetivando com que o meu leitor atente para o seguinte: AS IMPLICAÇÕES DO ATO DE FAZER  DETERMINADAS AFIRMAÇÕES, supondo-se fundamentado na interpretação verdadeira das Escrituras. Pois, quando afirmamos algo, estaremos, ao mesmo tempo, negando e afirmando outras. Foi o que tentei fazer I. S. refletir, uma vez que o texto do tal R. M. trazia, já de início, a seguinte “pérola” da teologia adventista: “Sim, os transgressores da Lei e do Sábado serão queimados com Satanás.”
.
II – O DEBATE (& A Sua Razão de Ser):
.         
 "Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus."
João 5:18
 "Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande".
Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado,
e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: "Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca".
João 5:8-10
 EM TEMPO:
1 - creio que Jesus sempre observou o Sábado real (O primeiro dia após o sexto de trabalho.), pois, sendo imaculado e não um hipócrita, jamais imporia aos outros o que Ele mesmo não observou.
 2 - Todavia, o Sábado cerimonial e, depois, idolatrado pelos judeus, está claro pelas Escrituras que ele desconsiderou. Pois além de fazer o bem (Curas) ordenou a um paralítico que estava há trinta e oito anos parado a trabalhar: "Pegue a sua maca e ande." Em outras, palavras: trabalhe!
3 - Se os "transgressores" do Sábado vão queimar no inferno, seria o caso de encontrarem Jesus lá???
.
I. S.
O que o pastor falou é verdade
.
Se os "transgressores" do Sábado vão queimar no inferno, seria o caso de encontrarem Jesus lá???
 "Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus."
João 5:18
 "Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande".
Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado,
e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: "Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca".
João 5:8-10
OU... 1 - Jesus sempre observou o Sábado real (O primeiro dia após o sexto de trabalho.), pois, sendo imaculado e não um hipócrita, jamais imporia aos outros o que Ele mesmo não observou.
 2 - Todavia, o Sábado cerimonial e, depois, idolatrado pelos judeus, está claro pelas Escrituras que ele desconsiderou. Pois além de fazer o bem (Curas) ordenou a um paralítico que estava há trinta e oito anos parado a trabalhar: "Pegue a sua maca e ande." Em outras, palavras: trabalhe!.
 Qual é a diferença do trabalho de Jesus para seu trabalho responder
 O teu trabalho é físico ou espiritual
 O que você precisa entender amigo é que o trabalho de Jesus é espiritual
RESPOSTA: Não estou falando do trabalho de Jesus (A cura), mas, do trabalho que, no dia de Sábado (cerimonial e idolatrado pelos judeus), Ele mandou o paralítico fazer (Uma vez que este estava há trinta e oito anos sem trabalhar). E, logo, para o paralítico, não séria o sétimo, mas, o primeiro dia de trabalho.
Em resumo: Jesus, no caso do paralítico, desvinculou a guarda do Sábado (Cerimonial e idólatra, como se um determinado dia fosse mais importante que a razão do seu estabelecimento nas Escrituras e na Lei.) pelos judeus, reestabelecendo o seu sentido real: o primeiro (E não importa qual.) após o sexto de trabalho.
.
Não pregamos cerimônias pregamos os 10 mandamentos de Deus muito diferente
 Leia Apocalipse capítulo 14 vesso 12 leia Apocalipse capítulo 12 vesso 17 leia 1joao capítulo 3 veículos 4 leia 1joao capítulo 2 vesso 3-4 leia 1 corintios capítulo 7 veículo 19
.
QUESTÃO 01: Se Jesus quebrou o Sábado real (e não o cerimonial, entendido e aplicado erroneamente pelos judeus), Ele não pode ser o nosso Redentor, porque não seria o cordeiro imaculado (Sem culpa). João, porém, inspirado pelo Espírito Santo atesta (5:18) que Ele, sim, violava o sábado dos judeus.
.
Jesus nunca quebrou nenhum mandamentos ele é Deus e não muda
.
Você não pode ignorar JOÃO 5:18.
.
Você precisa entender quando você ler os textos
Em João 5:18, a informação é literal; nem precisa interpretação.
.
Quem escreveu os mandamentos
.
E mais: a informação de que Ele mandou o paralítico carregar o leito (Sendo Sábado para os judeus e não para o paralítico, o qual estava sem trabalhar.) também é literal. Não precisa de interpretação. Logo, somente restam as duas alternativas: 1 - ou Jesus quebrou o Sábado, mandando o homem carregar o leito e não pode ser mais considerado imaculado.... ou 2 - O Sábado no seu sentido real (O primeiro dia, após, o sexto de trabalho; mas... não era o caso do paralítico.) não foi quebrado.
.
 Você precisa abrir sua mente para entender tudo que Jesus fez foi espiritual cura milagre não é trabalho físico amigo são espiritual
.
NÃO VAMOS TRATAR DE OBVIEDADES: a questão aqui é 1 - se Jesus violou ou não o Sábado real. 2 - Se violou, estamos todos perdidos, porque Ele, deixando de ser imaculado, o teria quebrado (JOÃO 5:18). 3 - Se não violou, como eu entendo que não, era porque a guarda do Sábado real (O primeiro, após o sexto dia de trabalho.) não aplicava ao paralítico. E por quê? Este estava sem trabalhar a 38 anos.
.
Você não entendeu nada do que você ler quem escreveu os mandamentos responder
.
DE NOVO: eu não estou falando do trabalho de Jesus; mas, do que Ele mandou o paralítico fazer: um trabalho não espiritual (carregar o leito) no dia do Sábado (Na Lei, cerimonial e aplicado erroneamente pelos judeus).
.
EM RESUMO: você quer se esconder em obviedades, tipo "Quem escreveu os mandamentos?" (Lógico que Moisés, ordenado por Deus.), para fugir das questões mais relevantes: 1 - Por que Jesus não observou o Sábado exatamente como os judeus? 2 - Teria mesmo Ele quebrado o mandamento, em o observando no seu sentido real e, por isso, mandando o paralítico carregar o leito, conforme era proibido?? 3 - Ou.... Ele restituiu ao mandamento o seu sentido real (Descanso, no dia seguinte ao sexto de trabalho!), ao tratar com o paralítico? Nesse último caso, nem Jesus e nem o paralítico estavam quebrando a Lei, quando não farisaicamente interpretada.
.
EM TEMPO:
Se o debate continuasse, eu poderia propor a I. S. as seguintes questões:
1 – No capítulo 15 do LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS, Paulo e Barnabé discordam veementemente de uns indivíduos (E não irmãos, diz o texto bíblico.)  que queriam obrigar os cristãos não judeus circuncidarem-se. Cumprindo tal ritual, seriam eles,  consequentemente, obrigados a guardar o Sábado dos judeus. Paulo e Barnabé levaram a questão à Igreja em Jerusalém. Ao final do concílio, foram dadas as seguintes instruções aos irmãos não judeus: “Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual.” (15:29).
Ora, nem a igreja primitiva impôs a guarda do Sábado (como os judeus o observavam) aos crentes não judeus. E seria a Igreja Adventista do Sétimo Dia mais cristã do que a Igreja em Jerusalém?
2 – As instruções em Igreja em Jerusalém foram dadas por orientação do Espírito, conforme está escrito: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias: Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual.” (15:28-29).
Convém enfatizar: nenhuma instrução sobre circuncidar-se ou sobre a Guarda do Sábado. E seria os “cristãos” adventistas mais espirituais do que o Espírito Santo???
3 – Afirmações teologicamente irresponsáveis como ““Sim, os transgressores da Lei e do Sábado serão queimados com Satanás.” (R.M.), levam mesmo em conta: a) o significado real do Sábado nas Escrituras? b) Os atos de Jesus no capítulo Quinto do Evangelho João e outros?? c) O testemunho, aliás, mau testemunho dos expoentes da Guarda do Sábado como farisaicamente os judeus dos tempos de Cristo  o observavam???  Ora, bem sabemos que, no que diz respeito aos cristãos não judeus,  a Igreja cristã primitiva sob a orientação do Espírito Santo não a impôs, ao não lhes impor a Circuncisão. De modo a circunscrever a Guarda do Sábado, em sua forma cerimonial, apenas aos judeus.
E, para finalizar: o tal R.M., na sua ideia estapafúrdia sobre o tema, afirmou: "Os transgressores da Lei e do Sábado serão queimados com Satanás". Ele apenas  esqueceu de se perguntar quem são os transgressores da Lei, pois, afinal, seriam todos os homens. E, de fato, a sua teologia estapafúrdia e irrefletida nas afirmações descabidas ("Pérolas" teológica do Adventismo!) termina por condenar a todos, sem exceção, ao Inferno de fogo. E seria o caso da obra expiatória de Jesus ter sido e vão e a justificação pela fé, conforme o sadio ensino das Sagradas Escrituras (CARTA AOS GÁLATAS 3:1-14), uma mentira?

 Haja heresia!!!
.
III – APÊNDICE:
.
Julius Maximus Gladios  14 h  (FACEBOOK · 28.12.2017)
https://www.facebook.com/julius.maximusneto/posts/314080785763246
.
 "PROFECIAS DE ELLEN G WHITE QUE NUNCA SE CUMPRIRAM.
I – INTRODUÇÃO:
CREMOS QUE: A serva do Senhor Ellen G White foi inspirada pelo Espírito Santo, e seus escritos, o produto dessa inspiração, têm aplicação para os Adventistas do Sétimo Dia …  [...] NEGAMOS QUE: A qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen G White sejam diferentes dos encontrados (pelos profetas) nas Escrituras Sagradas.
 (Revista Adventista, fev. 1984, pág. 37).
Ellen White profetizou: " Ai de quem MOVER um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens...’ (Livro: Primeiros Escritos pág. 258. Edição 1995).
“...Quando o tal PROFETA falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba (arrogância) a falou o tal PROFETA; não tenhas temor dele...." (Dt 18:22).
II – VAMOS AS FALSAS PROFECIAS:
1. Ellen G. White predisse que Jerusalém jamais seria reconstruída. A cidade de Jerusalém foi reconstruída e Israel voltou a existir como país. (Primeiros Escritos, p. 75).
2. Ellen G White disse que Deus revelou a ela o dia e a hora da vinda de Jesus. “[...] LOGO OUVIMOS a voz de Deus, semelhante a muitas águas, a qual nos ANUNCIOU o DIA e a HORA da VINDA de JESUS..." Livro – (Primeiros Escritos, 1ª Edição, pagina 15 CPB).
3. Ellen G. White profetizou que alguns que estavam vivos em 1856 estariam vivos por ocasião do retorno de Cristo. (O Testemunho de Jesus, p. 108)
Ela se referia a pessoas que estavam presentes em uma reunião da Igreja Adventista e por já haverem morrido todos, essa profecia também não se cumpriu.
4. Ellen G. White afirmou em 1850 que Cristo retornaria em poucos meses. (Primeiros Escritos 58, 64, 67).
5. Ellen G. White afirmou que a Guerra Civil Americana era um sinal de que Cristo viria logo retornar. (Testimonies For The Church, T.1:260). A Guerra Civil americana terminou em 1865. E Cristo não voltou?
6. Ellen G. White profetizou que Cristo voltaria antes da escravidão ser abolida. (Early Writings, pp 35).
7. Ellen G. White predisse que a Inglaterra declararia guerra contra os Estados Unidos. Sua profecia com relação a Inglaterra dizia respeito à Guerra Civil americana e não se cumpriu. (Testemunhos para a Igreja, vol. 1, p. 259).
8. Ellen G White: “Outra vez deve o anjo destruidor passar pela Terra. Deve haver um sinal sobre o povo de Deus, e esse sinal é a observância de Seu santo Sábado” (Testemunhos Seletos, vol. II, p. 183).
9. Ellen G. White, baseando-se equivocadamente em outros autores, predisse que a Turquia deixaria de existir. A Turquia continua a existir e atualmente não parece haver possibilidades de que venha a deixar de ser um país tão cedo. (Ver Josiah Litch, “The Rise and Progress of Adventism,” The Advent Shield and Review, maio de 1844, p. 92, citado em Seventh-day Adventist Bible Students’ Source Book, p. 513). (Ver The Seventh-day Adventist Encyclopedia, vol. 11, pp. 51 e 52).
10. Ellen G. White profetizou que a escravidão seria restabelecida nos estados do sul do Estados Unidos. (Spalding, Magan Collection, page 21 et 2 MR #153, page 300). O contexto da sua declaração era também por ocasião da Guerra civil Americana e essa profecia não se cumpriu. Talvez possa se cumprir no futuro?
11. Ellen G. White profetizou que a “Terra será logo despovoada” se Jesus demorar a voltar. (Testimony” #8, p.94, in Spiritual Gifts III-IV – Battle Creek: Steam Press, 1864). A despeito de tantas guerras, fomes e epidemias, o que vemos é que a Terra está cada vez mais povoada à medida que o tempo passa.
12. Ellen White predisse que os senhores dos escravos dos seus dias experimentariam as sete últimas pragas descritas no livro do Apocalipse. (Early Writings, p. 276). Todos os senhores dos escravos de seu tempo já estão mortos.
13. Ellen G. White profetizou que estaria viva quando Jesus regressasse. (Early Writings, pp. 15-16).
Às vezes Sra. White fazia predições específicas que envolviam certas pessoas.
Uma delas foi o pioneiro adventista Moses Hull. Em 1862 Hull estava no processo de perder sua fé no adventismo.
Parece que o casal White desistiu de argumentar com ele e agora Ellen G. White recorre ao apelo de profetizar sobre o terrível futuro que o aguardava se ele saísse do povo do advento: “Se você procede do modo que você começou, miséria e aflição estão diante de você.
A mão de Deus o prenderá até o ponto em que você não poderá vestir-se. A ira dele não dormirá. Testemunhos, Vol. 1, pp. 430-431.
Isto nunca aconteceu. Apesar das advertências da sra. White, ele abandonou o adventismo e procedeu “como ele tinha começado”. E é um fato que o “sr. Hull se manteve bem por muitos longos anos até uma idade avançada e nada do que foi predito aconteceu”. (D.M. Canright, Life of E.G. White, cap. 15).
14. Ellen G. White afirmou que a “a enfermidade” do irmão C. Carlstedt “não era para morte, mas para a glória de Deus”. (C. Carlstedt estava gravemente enfermo de febre tifóide e parecia que não viveria muito tempo mais). Ele morreu dois dias depois. (Charles Lee, Three Important Questions for Seventh-Day Adventists to Consider).
15. Embora tenha predito a destruição de São Francisco, ela não fez nenhuma menção de terremoto e incêndio como possíveis causas.
Na mesma profecia ela incluiu a cidade de Oakland que praticamente não foi atingida. (Ms 30, 1903). Mais tarde ela escreveu sobre Oakland: “São Francisco foi visitada com duros juízos, mas Oakland foi misericordiosamente preservada.” (Manuscrito 25; Ev. 296).
16. Ellen G. White profetizou que Cristo voltaria antes da escravidão ser abolida (Early Writings, pp 35). Será que isto se cumpriu? Jesus voltou? Ou foi só mais uma profetada da senhora Ellen White?
III – CONCLUSÃO:
‘. . . Nada acrescente às suas palavras, para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso. (Provérbio 30:6) ...”."
Aut. Julius Maximus Gladios
.

P.S.:
https://www.facebook.com/groups/715361958487975/permalink/1884142024943290/?comment_id=1884433414914151&reply_comment_id=1884476598243166&notif_id=1515682893540871&notif_t=group_comment_reply
 


.
IMPORTANTE:

Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) 

OU:

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)



Nenhum comentário:

Postar um comentário